Mundo – SSCOM https://sscom1.com.br JORNALISMO COM ÉTICA Tue, 16 Jun 2026 01:24:16 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 https://sscom1.com.br/wp-content/uploads/2025/10/cropped-Copia-de-SSCOM-32x32.png Mundo – SSCOM https://sscom1.com.br 32 32 EM MARÍ: Projeto “Bom de Bola, Bom na Escola” é lançado com foco na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes. https://sscom1.com.br/2026/06/16/em-mari-projeto-bom-de-bola-bom-na-escola-e-lancado-com-foco-na-formacao-esportiva-e-cidada-de-criancas-e-adolescentes/ https://sscom1.com.br/2026/06/16/em-mari-projeto-bom-de-bola-bom-na-escola-e-lancado-com-foco-na-formacao-esportiva-e-cidada-de-criancas-e-adolescentes/#respond Tue, 16 Jun 2026 00:39:21 +0000 https://sscom1.com.br/?p=7727 Projeto “Vô de Vôlei, Bom na Escola” é lançado com foco na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes

Na manhã do último sábado, dia 13, foi realizada, no Campo do Dr. Luizinho, a abertura oficial do projeto “Bom de Bola, Bom na Escola”, uma importante iniciativa voltada para a promoção do esporte, da educação e da cidadania entre crianças e adolescentes do município.

Idealizado e coordenado por Clecio Sousa, o projeto nasce com o propósito de ir além da formação de atletas. Segundo ele, o principal objetivo é contribuir para a construção de cidadãos conscientes, disciplinados e comprometidos com os estudos e com os valores sociais.

“Nosso objetivo não é apenas revelar talentos para o esporte, mas também ajudar na formação humana desses jovens, incentivando a educação, o respeito e a convivência em sociedade”, destacou Clecio Sousa.

Ao todo, mais de 70 meninos e meninas serão atendidos pela iniciativa, que alia a prática esportiva ao incentivo ao bom desempenho escolar, reforçando a importância da educação como ferramenta de transformação social.

A solenidade de abertura contou com a presença dos deputados Ruy Carneiro e deputado Anderson Monteiro, que apoiam o projeto que investem no futuro da juventude por meio do esporte e da educação.

Pais, familiares, convidados e apoiadores também prestigiaram o evento, demonstrando confiança e entusiasmo com a proposta, que promete gerar impactos positivos na vida dos participantes.

Com a união entre esporte, educação e cidadania, o projeto “Bom de bola, Bom na Escola” inicia sua trajetória com a expectativa de se tornar uma referência na formação de jovens talentos dentro e fora dos campos, fortalecendo valores essenciais para a construção de uma sociedade melhor.

]]>
https://sscom1.com.br/2026/06/16/em-mari-projeto-bom-de-bola-bom-na-escola-e-lancado-com-foco-na-formacao-esportiva-e-cidada-de-criancas-e-adolescentes/feed/ 0
Zelensky propõe encontro com Putin para encerrar a guerra https://sscom1.com.br/2026/06/06/zelensky-propoe-encontro-com-putin-para-encerrar-a-guerra/ https://sscom1.com.br/2026/06/06/zelensky-propoe-encontro-com-putin-para-encerrar-a-guerra/#respond Sat, 06 Jun 2026 01:07:18 +0000 https://sscom1.com.br/?p=7496 O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou na noite desta quinta-feira (4/6) uma carta aberta para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na qual defendeu o fim da guerra e propôs uma reunião direta entre os dois para negociar a paz. No texto, Zelensky responsabiliza Putin pela invasão da Ucrânia e afirma que o conflito foi uma “escolha pessoal” do líder russo.

Ao longo da carta, o presidente ucraniano cita as perdas sofridas pelo Exército russo, o impacto econômico da guerra e o crescente desgaste interno enfrentado pelo governo de Moscou. Segundo ele, os russos estão cada vez mais insatisfeitos com os efeitos do conflito, como a alta dos preços, a escassez de combustível e a perspectiva de novas mobilizações militares.

Zelensky também afirmou que a Ucrânia está disposta a adotar um cessar-fogo total durante as negociações e realizar uma troca completa de prisioneiros de guerra. “Chega de guerra. A Ucrânia propõe pôr fim a esta guerra”, declarou.

Com Correio Brazilense

]]>
https://sscom1.com.br/2026/06/06/zelensky-propoe-encontro-com-putin-para-encerrar-a-guerra/feed/ 0
Decisão dos EUA de considerar facções do Brasil como terroristas entra em vigor https://sscom1.com.br/2026/06/05/decisao-dos-eua-de-considerar-faccoes-do-brasil-como-terroristas-entra-em-vigor/ https://sscom1.com.br/2026/06/05/decisao-dos-eua-de-considerar-faccoes-do-brasil-como-terroristas-entra-em-vigor/#respond Fri, 05 Jun 2026 17:33:23 +0000 https://sscom1.com.br/?p=7463 Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos (EUA), de classificar facções criminosas do Brasil como organizações terroristas, o que pode ter consequências econômicas e geopolíticas para o país.

A medida havia sido anunciada no dia 28 de maio.

O governo brasileiro criticou a decisão por considerar que ela abre margem para que Washington interfira nos assuntos internos com a desculpa do combate ao terrorismo.

O Palácio do Planalto defende que o combate ao crime deve ocorrer por meio da cooperação internacional respeitando as soberanias dos Estados sob os territórios.

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, a medida tenta limitar a soberania no Brasil e pode servir de pretexto para intervenções estrangeiras diretas contra o país.

Argumentos dos EUA para impor tarifas “não são legítimos”, diz ministro

Governo e especialistas alegam ainda que a medida pode prejudicar a economia do país, com impactos sobre o turismo, investimentos, comércio exterior e sobre o sistema financeiro.

O governo Trump tem designado cartéis mexicanos e organizações criminosas de países como Venezuela, Equador e Colômbia como terroristas. A Casa Branca ainda formou, em março deste ano, a coalizão chamada Escudo das Américas, reunindo governos alinhados ideologicamente à Washington para, em tese, combater o narcotráfico, mas também afastar a influência econômica de adversários geopolíticos da Casa Branca, como China e Rússia.

combate ao narcotráfico foi a justificativa usada para sequestrar o então presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, além de pressionar o México, o que vem sendo denunciado pela presidenta do país Claudia Sheinbaum como interferência estrangeiras em assuntos internos.

Taxação

Quatro dias após anunciar a classificação das facções do país como terroristas, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA publicou recomendação para a Casa Branca taxar importações do Brasil em 25% devido a supostas práticas comerciais desleais.

O documento ainda critica o Pix brasileiro, que estaria prejudicando as empresas de pagamento estadunidense, como Visa, Mastercard e Whatsapp Pay.

No dia seguinte ao ataque ao Pix, o governo Trump anunciou a intenção de taxar as importações de 60 países, incluindo o Brasil, em tarifas adicionais de 10% ou 12,5%, alegando falhas no combate ao comércio de produtos fabricados com trabalho forçado.

O governo brasileiro contestou as justificativas, alegando que elas servem para encobrir medidas protecionistas unilaterais.

O Itamaraty aponta que o Brasil poderá recorrer aos instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras unilaterais aos produtos nacionais transacionados no mercado global.

*Com informações da Agência Brasil

]]>
https://sscom1.com.br/2026/06/05/decisao-dos-eua-de-considerar-faccoes-do-brasil-como-terroristas-entra-em-vigor/feed/ 0
“Não aceitamos ser tratados como moleques”, diz Lula sobre decisão dos EUA https://sscom1.com.br/2026/05/30/nao-aceitamos-ser-tratados-como-moleques-diz-lula-sobre-decisao-dos-eua/ https://sscom1.com.br/2026/05/30/nao-aceitamos-ser-tratados-como-moleques-diz-lula-sobre-decisao-dos-eua/#respond Sat, 30 May 2026 18:06:23 +0000 https://sscom1.com.br/?p=7268 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou respeito à soberania brasileira e criticou as manifestações de autoridades dos Estados Unidos, ao comentar a classificação de facções criminosas brasileiras como terroristas pelo governo daquele país.

Segundo Lula, organizações como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) são, de fato, terroristas, mas não para os EUA, e sim para as comunidades brasileiras.

Nesse sentido, não há, segundo o presidente brasileiro, qualquer justificativa para uma eventual intervenção estrangeira. A declaração foi feita nesta sexta-feira (29) em Sergipe, onde o presidente visitou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE) no município de Laranjeiras.

Lula se disse “muito triste” com a classificação feita pelo secretário Marco Rubio, dos EUA.

“Comando Vermelho e PCC são terroristas, mas para as comunidades brasileiras. Para a sociedade brasileira e para o povo da periferia, porque incomodam famílias, bairros e cidades. São terroristas e vamos combatê-los aqui dentro. [Para isso,] aprovamos uma lei antifacção e a lei de combate ao crime organizado”, argumentou Lula.

O presidente ressaltou que a facções brasileiras não têm o perfil de terroristas que os EUA costumam procurar, e citou Osama Bin Ladem como exemplo. Lula ainda apontou que boa parte do tráfico de armas no Brasil tem origem nos Estados Unidos.

Na sequência, cobrou respeito das autoridades estadunidenses. “Não aceitamos ser tratados como moleques. Não aceitamos ser tratados como se fôssemos uma republiqueta. Isso aqui [o Brasil] não é um país qualquer. É um país muito grande”, afirmou.

Preocupação e respeito
Lula levantou suspeitas de que o interesse estadunidense estaria, na verdade, relacionado à cobiça pelas riquezas minerais do Brasil.

“Tenho preocupação porque nós temos muitos minerais críticos, terras raras, minérios. Ainda temos muito ouro e diamante, além da maior floresta tropical do mundo e água doce. Daqui a pouco vão dizer que a Amazônia é deles. Não é”, enfatizou o presidente.

Lula lembrou que, na conversa que teve com Donald Trump, disse que os dois precisam passar respeito à comunidade internacional e a sociedade, valorizando a democracia, o multilateralismo e defendendo a integridade territorial das nações

“Eu trato um país pequeno com o mesmo respeito que eu trato a China, a Rússia e os EUA. Eu não falo grosso com a Bolívia e fino com os EUA. Eu falo educadamente com os dois porque eu quero respeito. Preciso ter respeito para respeitar. Então não brinquem com a soberania desse país, nem com nossa democracia”, disse.

Lula reiterou que o Brasil tem feito muito para o combate às organizações criminosas, e que a aprovação da PEC da Segurança Pública reforçará esse combate.

Agência Brasil

]]>
https://sscom1.com.br/2026/05/30/nao-aceitamos-ser-tratados-como-moleques-diz-lula-sobre-decisao-dos-eua/feed/ 0
Lula autoriza ajuda humanitária para a Bolívia; entenda a crise política no país https://sscom1.com.br/2026/05/27/lula-autoriza-ajuda-humanitaria-para-a-bolivia-entenda-a-crise-politica-no-pais/ https://sscom1.com.br/2026/05/27/lula-autoriza-ajuda-humanitaria-para-a-bolivia-entenda-a-crise-politica-no-pais/#respond Wed, 27 May 2026 01:57:29 +0000 https://sscom1.com.br/?p=7218 Brasil anunciou na segunda-feira (25/05) que vai enviar ajuda humanitária à Bolívia, que vem enfrentando ondas de protestos contra o governo. O anúncio foi feito após uma conversa por telefone entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Rodrigo Paz, da Bolívia.

As ondas de protestos e bloqueios de estradas já duram quase um mês e vêm causando desabastecimento de alimentos, combustíveis e medicamentos no país.

“O presidente Lula reiterou sua solidariedade ao governo e ao povo bolivianos e ressaltou a importância do pleno respeito às instituições democráticas e ao Estado de Direito”, disse a Presidência do Brasil em comunicado após a conversa.

O pedido por ajuda humanitária foi feito a Lula pelo presidente boliviano, que é conservador cristão de centro-direita. Os protestos contra o governo de Paz estão sendo liderados por setores do sindicato Central Operária Boliviana (COB), organizações camponesas e grupos ligados ao ex-presidente de esquerda Evo Morales, que rejeitou os pedidos do governo por diálogo.

Lula disse na sua nota que defende que “governo e movimentos sociais evitem o recurso à violência e privilegiem o diálogo como caminho para a superação das divergências e para a preservação da paz social”.

Os EUA e a Argentina também ofereceram assistência para lidar com o desabastecimento das últimas semanas.

O departamento de Estado dos EUA descreveu a situação na Bolívia como uma “crise humanitária” e classificou os protestos como “ações destinadas a desestabilizar o governo democraticamente eleito de Rodrigo Paz”.

A Argentina enviou uma aeronave militar de sua Força Aérea “para realizar pontes aéreas para o transporte de alimentos”, enquanto o presidente colombiano, Gustavo Petro, descreveu a situação como um “levante popular”.

Na semana passada, alguns brasileiros relataram à BBC News Brasil as dificuldades que vêm passando com os protestos na Bolívia, que incluem problemas para viajar e riscos de desabastecimento.

O que está acontecendo na Bolívia?

Seis meses após assumir a Presidência da Bolívia, Rodrigo Paz enfrenta intensos protestos de diversos setores com diferentes demandas por uma mudança na direção política do governo.

Os setores mais críticos, incluindo agricultores e trabalhadores ligados a organizações sociais associadas ao ex-presidente Evo Morales, chegam a pedir a renúncia de Rodrigo Paz. O governo afirma que Morales está por trás dos protestos, algo que o ex-presidente nega.

Morales foi declarado em situação de desacato a autoridade judicial em 11 de maio, após o líder social não ter comparecido ao início de seu julgamento por suposto tráfico de pessoas.

Os protestos, que começaram há quase um mês com bloqueios de estradas, se intensificaram e afetam o cotidiano de grande parte da população boliviana, que sofre com a escassez de alimentos, combustível e medicamentos.

Os protestos mascaram um profundo descontentamento com Paz entre aqueles que votaram no presidente, mas sentem que, em seu primeiro mandato, ele não está atendendo às suas demandas.

“A novidade é que esta é uma mobilização multissetorial que adota uma postura abertamente desestabilizadora, que não se limita mais a pedir demandas específicas, mas sim a exigir a renúncia do presidente”, disse a cientista política Luciana Jáuregui à BBC News Mundo.

Do g1.

]]>
https://sscom1.com.br/2026/05/27/lula-autoriza-ajuda-humanitaria-para-a-bolivia-entenda-a-crise-politica-no-pais/feed/ 0
EUA: Serviço Secreto mata suspeito após disparos em frente à Casa Branca https://sscom1.com.br/2026/05/24/eua-servico-secreto-mata-suspeito-apos-disparos-em-frente-a-casa-branca/ https://sscom1.com.br/2026/05/24/eua-servico-secreto-mata-suspeito-apos-disparos-em-frente-a-casa-branca/#respond Sun, 24 May 2026 18:12:12 +0000 https://sscom1.com.br/?p=7165 O suspeito de abrir fogo contra um posto de segurança próximo à Casa Branca, em Washington, morreu após ser atingido por agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos na noite deste sábado (23). Segundo informações das autoridades, um pedestre também foi baleado e ficou ferido durante o incidente. O presidente dos EUA, Donald Trump declarou que o homem apresentava antecedentes violentos e comportamento considerado obsessivo.

O presidente dos EUA, Donald Trump estava na Casa Branca no momento em que o suspeito efetuou disparos contra um posto de segurança localizado do lado de fora da residência presidencial. O ataque aconteceu por volta das 18h no horário local de Washington (19h em Brasília).

Segundo Anthony Guglielmi, porta-voz do Serviço Secreto dos Estados Unidos, o suspeito invadiu a área de segurança, retirou uma arma de dentro da mochila e começou a atirar. Ele foi baleado e morto por agentes da corporação, responsável pela proteção do presidente Donald Trump.

Após o tiroteio, a polícia isolou os arredores da Casa Branca com apoio da Guarda Nacional. Jornalistas que estavam no gramado norte da residência presidencial relataram nas redes sociais que receberam ordens para correr e buscar abrigo na sala de imprensa durante a ação.

MaisPB

]]>
https://sscom1.com.br/2026/05/24/eua-servico-secreto-mata-suspeito-apos-disparos-em-frente-a-casa-branca/feed/ 0
Irã envia resposta à proposta de paz dos EUA https://sscom1.com.br/2026/05/11/ira-envia-resposta-a-proposta-de-paz-dos-eua/ https://sscom1.com.br/2026/05/11/ira-envia-resposta-a-proposta-de-paz-dos-eua/#respond Mon, 11 May 2026 14:06:03 +0000 https://sscom1.com.br/?p=6908 O Irã afirmou, neste domingo (10), que enviou resposta a uma proposta dos Estados Unidos para iniciar negociações de paz para acabar com a guerra. As informações são da agência Reuters com base na mídia estatal iraniana.

A resposta se concentrou no fim da guerra em todas as frentes, especialmente no Líbano, e na segurança da navegação pelo Estreito de Ormuz, sem indicar como ou quando poderia ser reaberto.

A comunicação iraniana responde a uma proposta dos EUA para acabar com os combates antes de iniciar negociações sobre questões mais controversas, incluindo o programa nuclear do Irã.

O Paquistão, que vem mediando as negociações sobre a guerra, encaminhou a resposta iraniana aos EUA.

Pela rede Truth Social, o presidente dos EUA, Donald Trump publicou que a proposta é “totalmente inaceitável”.

“Acabei de ler a resposta dos chamados “Representantes” do Irã. Não gostei — TOTALMENTE INACEITÁVEL! Agradeço a sua atenção a este assunto”, diz a publicação.

Cessar-fogo e bloqueio
Apesar do cessar-fogo de um mês no conflito e após cerca de 48 horas de relativa calma depois de confrontos esporádicos na semana passada, drones hostis foram detectados sobre vários países do Golfo Pérsico neste domingo, destacando a ameaça que a região ainda enfrenta.

Apesar do bloqueio, duas embarcações foram autorizadas a passar pelo Estreito de Ormuz. Uma delas, um navio graneleiro com bandeira do Panamá com destino ao Brasil, que havia tentado passar pelo estreito em 4 de maio.]

A embarcação passou usando uma rota designada pelas Forças Armadas do Irã, conforme informou a agência de notícias Tasnim neste domingo.

Agência Brasil

]]>
https://sscom1.com.br/2026/05/11/ira-envia-resposta-a-proposta-de-paz-dos-eua/feed/ 0
Governo Trump divulga arquivos sobre OVNIs e vida alienígena; veja FOTOS https://sscom1.com.br/2026/05/09/governo-trump-divulga-arquivos-sobre-ovnis-e-vida-alienigena-veja-fotos/ https://sscom1.com.br/2026/05/09/governo-trump-divulga-arquivos-sobre-ovnis-e-vida-alienigena-veja-fotos/#respond Sat, 09 May 2026 14:16:59 +0000 https://sscom1.com.br/?p=6869 Site, que visa mostrar documentos sobre ‘Fenômenos Anômalos Não Identificados’, apresentou instabilidades na manhã desta sexta (8). Presidente dos EUA ordenou em fevereiro a publicação de documentos federais sobre vida alienígena.

  • O governo Trump publicou nesta sexta-feira (8) documentos federais dos Estados Unidos sobre OVNIs e “vida extraterrestre” em um repositório oficial na internet.
  • Um site específico foi criado para hospedar arquivos sobre “Fenômenos Anômalos Não Identificados” (UAP, na sigla em inglês), afirmou o Departamento de Guerra em nota.
  • Em análise preliminar do g1, os arquivos consistem em dezenas de fotos de objetos voadores não identificados por diversas agências federais dos EUA.
  • Um OVNI não significa necessariamente a presença de vida extraterrestre. A nomenclatura significa que não foi possível identificar a origem do objeto voador.
Imagem em infravermelho de objeto voador não identificado sobrevoando região oeste dos EUA em dezembro de 2025. — Foto: Divulgação/FBI

Imagem em infravermelho de objeto voador não identificado sobrevoando região oeste dos EUA em dezembro de 2025. — Foto: Divulgação/FBI

O governo Trump publicou nesta sexta-feira (8) documentos federais dos Estados Unidos sobre objetos voadores não identificados (OVNIs) e “vida extraterrestre” em um repositório oficial na internet, segundo o Departamento de Guerra norte-americano.

Um site específico foi criado para hospedar arquivos sobre “Fenômenos Anômalos Não Identificados” (UAP, na sigla em inglês), afirmou o Departamento de Guerra em nota. O repositório apresentou algumas instabilidades ao longo da manhã desta sexta.

Em um post em sua rede social Truth Social, Donald Trump comentou a divulgação: “Quanto à minha promessa, o Departamento de Guerra liberou o primeiro lote de arquivos sobre OVNIs/UAPs para que o público os revise e estude […] O QUE DIABOS ESTÁ ACONTECENDO?” Divirtam-se e aproveitem!”

Em análise preliminar do g1, os arquivos consistem em dezenas de fotos de objetos voadores não identificados por diversas agências federais dos EUA (veja no destaque e mais abaixo nesta reportagem), além de documentos sobre investigações do FBI sobre avistamentos de OVNIs. O g1 ainda estava analisando os documentos até a última atualização desta reportagem e dará mais detalhes conforme a apuração avançar.

Uma das fotos divulgadas nesta sexta foi tirada na Lua pela tripulação da Apollo 17, missão espacial dos EUA na década de 1970, em que um dos astronautas registrou três pontos de luz no céu que chamaram a atenção deles por parecerem “partículas ou fragmentos de forma triangular e muito brilhantes”Veja na foto abaixo.

Foto tirada pela missão Apollo 17 na Lua em 1972 mostra visão aumentada de três pontos de luz não identificados. — Foto: Nasa/Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

Foto tirada pela missão Apollo 17 na Lua em 1972 mostra visão aumentada de três pontos de luz não identificados. — Foto: Nasa/Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

Divulgação de documentos de OVNIs

A publicação dos documentos ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter ordenado, em fevereiro, a publicação de documentos federais sobre vida alienígena. Na época, Trump disse que instruiu seu governo a divulgar materiais sobre “vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAPs) e objetos voadores não identificados (OVNIs)”.

“Os materiais arquivados se referem a casos não resolvidos, o que significa que o governo não é capaz de determinar de forma definitiva a natureza dos fenômenos observados. (…) O Departamento de Guerra incentiva a aplicação de análises, informações e expertise do setor privado, e continuará a produzir relatórios separados sobre casos de UAP resolvidos”, afirmou o Departamento de Guerra dos EUA.

➡ Lembrando que um OVNI ou objeto visto durante um UAP não significa necessariamente a presença de vida extraterrestre. A nomenclatura significa que não foi possível identificar a origem, e que não é possível determinar uma explicação plausível para aquilo.

No comunicado sobre a divulgação dos documentos, o Departamento de Guerra dos EUA aproveitou para dizer que o governo Trump “promove uma transparência sem precedentes” sobre os UAP e, em tom conspiratório, acusou gestões passadas de “buscarem descreditar e dissuadir o povo americano”.

“É hora do povo americano ver por si mesmo”, afirmou o departamento federal.

Ainda segundo a pasta, mais levas de documentos sobre o tema serão publicadas nas próximas semanas.

Fotos de OVNIs

Imagem em infravermelho de objeto (ou objetos) voador não identificado sobrevoando região oeste dos EUA em setembro de 2025. — Foto: FBI via Departamento de Guerra dos EUA

Imagem em infravermelho de objeto (ou objetos) voador não identificado sobrevoando região oeste dos EUA em setembro de 2025. — Foto: FBI via Departamento de Guerra dos EUA

Imagem capturada pela Força Aérea dos EUA de objeto voador não identificado sobrevoando região sul dos Estados Unidos em 2020. — Foto: Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

Imagem capturada pela Força Aérea dos EUA de objeto voador não identificado sobrevoando região sul dos Estados Unidos em 2020. — Foto: Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

Montagem com elemento metálico inserido em edição posterior sobre foto de descampado tirada pelo FBI para retratar avistamento de OVNI por testemunha em setembro de 2023. — Foto: Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

Montagem com elemento metálico inserido em edição posterior sobre foto de descampado tirada pelo FBI para retratar avistamento de OVNI por testemunha em setembro de 2023. — Foto: Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

Frame de vídeo que mostra objeto voador não identificado avistado por militar dos EUA no Oriente Médio em 2022. — Foto: Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

Frame de vídeo que mostra objeto voador não identificado avistado por militar dos EUA no Oriente Médio em 2022. — Foto: Divulgação/Departamento de Guerra dos EUA

G1

]]>
https://sscom1.com.br/2026/05/09/governo-trump-divulga-arquivos-sobre-ovnis-e-vida-alienigena-veja-fotos/feed/ 0
Lula se encontra com Trump nos Estados Unidos https://sscom1.com.br/2026/05/08/lula-se-encontra-com-trump-nos-estados-unidos/ https://sscom1.com.br/2026/05/08/lula-se-encontra-com-trump-nos-estados-unidos/#respond Fri, 08 May 2026 01:32:50 +0000 https://sscom1.com.br/?p=6829 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Casa Branca, em Washington, após reunião seguida de almoço nesta quinta-feira (7) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

O encontro durou cerca de três horas, com participação de ministros de ambos os países. Em seguida, Lula conversou com a imprensa na embaixada brasileira na capital norte-americana.

Em postagem nas redes sociais, Trump informou que discutiu com Lula “muitos tópicos”, incluindo questões comerciais e tarifas.

“A reunião foi muito produtiva. Nossos representantes têm reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário”, escreveu o presidente norte-americano, que chamou Lula de “muito dinâmico”.

Lula chegou à Casa Branca pouco depois das 12h O encontro foi previamente negociado pelas equipes dos dois países, com a expectativa de tratar diversos temas, como comércio, combate ao crime organizado, além de questões geopolíticas e de minerais críticos.

Acordos

No mês passado, Brasil e Estados Unidos anunciaram um acordo de cooperação mútua visando combater o tráfico internacional de armas e drogas.

A parceria prevê o compartilhamento de informações sobre apreensões feitas nas aduanas dos dois países, de forma a viabilizar uma investigação célere de padrões, rotas e vínculos entre remetentes e destinatários de produtos ilícitos.

Fazem parte da comitiva presidencial os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Justiça e Segurança Pública, Wellington César; da Fazenda, Dario Durigan; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Agência Brasil

]]>
https://sscom1.com.br/2026/05/08/lula-se-encontra-com-trump-nos-estados-unidos/feed/ 0
Brasil e Alemanha firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras https://sscom1.com.br/2026/04/20/brasil-e-alemanha-firmam-acordo-sobre-minerais-criticos-e-terras-raras/ https://sscom1.com.br/2026/04/20/brasil-e-alemanha-firmam-acordo-sobre-minerais-criticos-e-terras-raras/#respond Mon, 20 Apr 2026 23:32:44 +0000 https://sscom1.com.br/?p=6791 O ato foi firmado durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu com o chanceler federal do país europeu, Friedrich Merz.

O acordo, firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e o Ministério Federal da Pesquisa, Tecnologia e Espaço da Alemanha, estabelece as bases para intensificar ações conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e inovação ao longo de toda a cadeia produtiva desses insumos.

Os minerais críticos são elementos essenciais para tecnologias modernas, defesa e transição energética, como fabricação de baterias, painéis solares e turbinas, cuja oferta enfrenta riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores.

O Brasil está entre as maiores reservas dessas matérias-primas no planeta. O assunto foi mencionado por Lula em declaração a jornalistas após o encontro bilateral com Merz. O presidente brasileiro enfatizou a necessidade de que a exploração dos minerais não seja apenas a venda da matéria-prima.

“Nossas reservas também nos tornam atores incontornáveis no debate sobre minerais críticos. Queremos atrair cadeias de processamento para o território brasileiro, sem fazer exportações excludentes. A colaboração em setores intensivos em tecnologia é uma prioridade para um país que não quer se limitar a ser um mero exportador de commodities“, afirmou.

Pelo acordo de cooperação, também citado por Merz na declaração à imprensa, Brasil e Alemanha prometem expandir ainda mais a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação nas áreas de exploração, extração e processamento de minerais críticos, como terras raras e outros metais e minerais.

Ambos os países reconhecem a importância estratégica das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação para aumentar o valor agregado ao longo das cadeias de valor dos minerais críticos e estratégicos, contribuindo para o desenvolvimento industrial sustentável, a soberania tecnológica e o fortalecimento das capacidades industriais internas.

Entre os compromissos firmados, está o apoio à inovação, em particular por pequenas e médias empresas em ambos os países, início de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a gestão responsável de minerais críticos, intercâmbio de cientistas, pessoal técnico de pós-graduação. Um novo programa bilateral de financiamento direto às instituições e empresas nacionais dos dois países deverá ser elaborado ainda em 2026, prevê o acordo.

Outros acordos

Além do acordo de cooperação sobre minerais críticos, Brasil e Alemanha adotaram outros 14 atos conjuntos durante a viagem oficial de Lula ao país europeu.

Entre eles, está um acordo de cooperação para fortalecer o combate a crimes ambientais, como desmatamento, tráfico de fauna e flora, pesca e mineração ilegais. Outro acordo trata sobre cooperação na área de inteligência artificial, com foco em governo digital e aplicações industriais.

Também foi firmada uma carta de intenções em que o governo alemão propõe ampliar o aporte de recursos ao Fundo de Combate às Mudanças Climáticas, coordenado pelo governo brasileiro e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O objetivo será financiar projetos, estudos e iniciativas voltados à redução das emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos efeitos das mudanças climáticas no Brasil. Do lado alemão, o banco de desenvolvimento do país, o KfW, deverá aportar cerca de 500 milhões de euros no fundo.

Os dois governos também assinaram documentos de cooperação nas áreas de defesa, pesquisa oceânica, apoio a micro e pequenas empresas, pesquisa aeroespacial, tecnologias quânticas, economia circular, entre outros.

Em sua segunda viagem oficial à Alemanha no atual mandato, Lula foi recebido com honras militares em Hannover, para se reunir com Merz. O Brasil é um dos poucos países com quem a Alemanha tem um acordo de parceria estratégica, considerado o mais alto grau de relação diplomática entre países.

“Essa proximidade é mais importante do que nunca nesses tempos de tantas mudanças na ordem mundial. Queremos fortalecer o benefício comum e expandir nossa rede. Queremos ser parceiros fortes e com ideias afins”, disse o chanceler alemão na declaração à imprensa.

Além do encontro bilateral, Lula discursou na abertura da maior feira industrial do mundo, a Hannover Messe, que este ano destaca o Brasil. Ele também participou de um encontro com empresários brasileiros e alemães, em que enfatizou as oportunidades no setor de biocombustíveis.

Brasil e Alemanha assinaram nesta segunda-feira (20), em Hannover, uma declaração conjunta de intenções para ampliar a cooperação científica e tecnológica na área de minerais críticos e estratégicos, considerados essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de tecnologias emergentes.

O ato foi firmado durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu com o chanceler federal do país europeu, Friedrich Merz.

O acordo, firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e o Ministério Federal da Pesquisa, Tecnologia e Espaço da Alemanha, estabelece as bases para intensificar ações conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e inovação ao longo de toda a cadeia produtiva desses insumos.

Os minerais críticos são elementos essenciais para tecnologias modernas, defesa e transição energética, como fabricação de baterias, painéis solares e turbinas, cuja oferta enfrenta riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores.

O Brasil está entre as maiores reservas dessas matérias-primas no planeta. O assunto foi mencionado por Lula em declaração a jornalistas após o encontro bilateral com Merz. O presidente brasileiro enfatizou a necessidade de que a exploração dos minerais não seja apenas a venda da matéria-prima.

“Nossas reservas também nos tornam atores incontornáveis no debate sobre minerais críticos. Queremos atrair cadeias de processamento para o território brasileiro, sem fazer exportações excludentes. A colaboração em setores intensivos em tecnologia é uma prioridade para um país que não quer se limitar a ser um mero exportador de commodities“, afirmou.

Pelo acordo de cooperação, também citado por Merz na declaração à imprensa, Brasil e Alemanha prometem expandir ainda mais a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação nas áreas de exploração, extração e processamento de minerais críticos, como terras raras e outros metais e minerais.

Ambos os países reconhecem a importância estratégica das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação para aumentar o valor agregado ao longo das cadeias de valor dos minerais críticos e estratégicos, contribuindo para o desenvolvimento industrial sustentável, a soberania tecnológica e o fortalecimento das capacidades industriais internas.

Entre os compromissos firmados, está o apoio à inovação, em particular por pequenas e médias empresas em ambos os países, início de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a gestão responsável de minerais críticos, intercâmbio de cientistas, pessoal técnico de pós-graduação. Um novo programa bilateral de financiamento direto às instituições e empresas nacionais dos dois países deverá ser elaborado ainda em 2026, prevê o acordo.

Outros acordos

Além do acordo de cooperação sobre minerais críticos, Brasil e Alemanha adotaram outros 14 atos conjuntos durante a viagem oficial de Lula ao país europeu.

Entre eles, está um acordo de cooperação para fortalecer o combate a crimes ambientais, como desmatamento, tráfico de fauna e flora, pesca e mineração ilegais. Outro acordo trata sobre cooperação na área de inteligência artificial, com foco em governo digital e aplicações industriais.

Também foi firmada uma carta de intenções em que o governo alemão propõe ampliar o aporte de recursos ao Fundo de Combate às Mudanças Climáticas, coordenado pelo governo brasileiro e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O objetivo será financiar projetos, estudos e iniciativas voltados à redução das emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos efeitos das mudanças climáticas no Brasil. Do lado alemão, o banco de desenvolvimento do país, o KfW, deverá aportar cerca de 500 milhões de euros no fundo.

Os dois governos também assinaram documentos de cooperação nas áreas de defesa, pesquisa oceânica, apoio a micro e pequenas empresas, pesquisa aeroespacial, tecnologias quânticas, economia circular, entre outros.

Em sua segunda viagem oficial à Alemanha no atual mandato, Lula foi recebido com honras militares em Hannover, para se reunir com Merz. O Brasil é um dos poucos países com quem a Alemanha tem um acordo de parceria estratégica, considerado o mais alto grau de relação diplomática entre países.

“Essa proximidade é mais importante do que nunca nesses tempos de tantas mudanças na ordem mundial. Queremos fortalecer o benefício comum e expandir nossa rede. Queremos ser parceiros fortes e com ideias afins”, disse o chanceler alemão na declaração à imprensa.

Além do encontro bilateral, Lula discursou na abertura da maior feira industrial do mundo, a Hannover Messe, que este ano destaca o Brasil. Ele também participou de um encontro com empresários brasileiros e alemães, em que enfatizou as oportunidades no setor de biocombustíveis.

]]>
https://sscom1.com.br/2026/04/20/brasil-e-alemanha-firmam-acordo-sobre-minerais-criticos-e-terras-raras/feed/ 0