Em Marí: Coordenação Esclarece Transferência de Atendimentos Oftalmológicos para Campina Grande

Mudança de local visa otimizar o serviço e ampliar o acesso à saúde ocular na Paraíba.

SSCOM

Diante de questionamentos sobre a recente mudança no atendimento oftalmológico pela Clínica de Olhos — que antes era realizado em João Pessoa e agora será transferido para Campina Grande — as coordenadoras Joyse Freitas (Especialidades Clínicas) e Noêmia Alves (Regulação do Município) trouxeram esclarecimentos importantes à população.

Segundo Joyse Freitas, a triagem dos pacientes é feita diretamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), cabendo aos municípios apenas o encaminhamento dos casos.

“Essa mudança foi uma estratégia criada para evitar que os pacientes fiquem sem atendimento ou esperem meses por um retorno. O número de casos de glaucoma aumentou bastante, e João Pessoa, sozinha, já não conseguia atender toda a demanda”, explicou Joyse .

A medida faz parte de uma ação do Governo do Estado da Paraíba, que tem como objetivo contemplar todos os municípios e ampliar o acesso aos serviços de saúde oftalmológica para a população paraibana.

De acordo com a coordenadora Noêmia Alves, muitos cidadãos estavam há anos na fila de espera por uma consulta oftalmológica. Para resolver esse gargalo e melhorar o fluxo dos atendimentos, foi realizada uma divisão estratégica entre os 223 municípios da Paraíba.

Ela reconhece que o novo fluxo pode gerar certa espera, mas ressaltam que o processo obedece a critérios técnicos rigorosos semelhantes à classificação de risco em hospitais e UPAs — com prioridade para os casos mais urgentes.

Por fim, as coordenadoras reforçaram que a Secretaria Municipal de Saúde está à disposição para prestar esclarecimentos e repassar qualquer informação adicional à população.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *