Mari é uma das cidades beneficiadas pelo Programa Agente Jovem Ambiental com bolsa de R$ 200

SSCOM

O Governo da Paraíba abriu as inscrições para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que oferece uma bolsa-auxílio de R$ 200,00 durante seis meses para estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Ensino. Desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o programa disponibiliza 2 mil vagas em diversas regiões do estado, incluindo a cidade de Mari.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site www.agentejovemambientalpb.com.br. O programa foi apresentado pela secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, durante um café da manhã com a imprensa na última segunda-feira (10). Ela destacou que o objetivo é envolver jovens paraibanos em ações que promovam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, considerando as particularidades locais e o desenvolvimento regional.

“Esse projeto é extremamente importante para que a gente consiga levar capacitação para as pessoas em todo o estado e também fazer com que esses jovens nos tragam as suas ideias, suas experiências locais, fazendo com que a gente tome decisões coletivas, capazes de garantir ações positivas para o nosso meio ambiente”, afirmou a secretária.

Além da bolsa-auxílio mensal, os participantes receberão capacitação e certificação em temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade. As atividades incluem ações em escolas, comunidades, parques públicos, Jardim Botânico, parques de energias renováveis e arranjos produtivos locais.

Participe do nosso Canal no Whatsapp

Na primeira etapa, o programa beneficiará 63 municípios paraibanos, divididos por região. Além de Mari, outras cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Solânea, Areia, Monteiro, Sumé, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Sapé também estão na lista de contemplados. A secretária Rafaela Camaraense adiantou que, a partir do segundo semestre, o programa será estendido para outras regiões do estado.

Acompanhamento técnico
Os jovens selecionados serão acompanhados por técnicos especializados da Semas, que orientarão as atividades realizadas em suas casas, praças e áreas verdes. “Todos os participantes serão acompanhados por técnicos e receberão certificados em temas ambientais, consolidando uma formação diferenciada e prática para seus futuros”, explicou o coordenador técnico da Semas, Adroilzo Fonseca.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *