Lula entra na ‘guerra dos bonés’ e grava vídeo com peça ‘a la Trump’ para enaltecer o Brasil

Acessório estampa a frase "O Brasil é dos brasileiros"

SSCOM
Reprodução/Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta terça-feira, 4, um vídeo em rede social usando o boné que a base do governo levou para o Congresso neste sábado (1º) nas eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

O acessório estampa a frase “O Brasil é dos brasileiros” e foi pivô de um embate entre governistas e opositores, que retrucaram os parlamentares da base, utilizando um boné com a inscrição “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026” nesta segunda, 3.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, a frase estampada no boné foi ideia de Sidônio Palmeira, marqueteiro que assumiu a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) no mês passado. “Pedi para o Sidônio pensar uma frase, Sidônio mandou a frase. Foi um sucesso”, disse Padilha no sábado.

A inspiração vem dos bonés utilizados por apoiadores do presidente americano Donald Trump. Desde a campanha presidencial de 2016, tornou-se popular entre adeptos do republicano o uso do acessório com a estampa do mote “Make America Great Again” (Torne a América Grande de Novo, em tradução livre).Play

De acordo com Padilha, mais de 100 bonés foram confeccionados e distribuídos entre a base do governo no sábado. Nesta segunda, uma nova versão do boné governista, nas cores verde e amarela, foi utilizada por deputados federais do PT e do PSOL. Além da versão alternativa alinhada ao governo, parlamentares da oposição foram vistos com um boné também verde e amarelo, mas com o texto “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”.

A sátira foi elaborada pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Também houve paródias com pacote de café da marca “Nemcafé” e uma embalagem de carne da marca “Picanha Black” com o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por: Estadão Conteúdo

facebook sharing button
twitter sharing button
linkedin sharing button
telegram sharing button
whatsapp sharing button
sms sharing button
email sharing button
copy sharing button
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *