Nesta segunda-feira, dia 03, o ex-jogador e atual observador técnico da equipe do Treze Futebol Clube, Dudu Paraíba, foi o convidado especial do podcast “Bate Papo com SS”. Em um bate-papo descontraído, ele compartilhou sua longa trajetória no futebol, que teve início aos 16 anos, desde os tempos como atleta profissional até sua atuação na análise de talentos nas categorias de base.
Dudu também falou sobre seu projeto social, uma escolinha de futebol que atende mais de cem crianças de Marí e região. Ele destacou as dificuldades enfrentadas para manter a iniciativa e expressou a esperança de contar com o apoio do poder público para continuar beneficiando crianças e famílias. Durante o programa, ele fez questão de agradecer aos parceiros que têm contribuído para manter as despesas do projeto. As atividades da escolinha do Dudu acontecem sempre das terças a quintas no campo do União, localizado no bairro Araçá, como no campo soçaite do Walter Martins.
Dudu também destacou as importantes parcerias com o professor Sivaldo Silva, da Combat Academia, e com a doutora Laudiceia Gerônimo, da Clinfisio, que gentilmente cedem seus espaços e realizam atendimentos aos seus alunos. Essas colaborações têm sido fundamentais para o suporte físico, técnico e médico dos jovens atletas, contribuindo para o desenvolvimento e preparação dos garotos que sonham com uma carreira no futebol.
O ex-jogador iniciou sua carreira com o apoio do pai, buscando, como a maioria dos jogadores, melhorar a vida de sua família. Com a iniciativa de dois amigos, ele saiu de casa para um teste no Botafogo da Paraíba, onde começou sua jornada no futebol. Durante quatro anos, passou pela base do Vitória, onde foi convocado para a seleção brasileira sub-20. Já profissionalizado, seguiu para o Remo, do Pará, em 2006. Depois, teve passagens pelo Avaí, de Santa Catarina, onde disputou o primeiro turno do Campeonato Catarinense.
Sua carreira internacional começou na Bulgária, onde permaneceu por dois anos. Depois, jogou por três anos na Polônia, teve uma passagem pelo México e retornou à Polônia por mais três temporadas. No Chipre, iniciou um período difícil, sofrendo lesões que culminaram em uma cirurgia no ligamento do joelho. De volta ao Brasil, atuou pelo URT de Minas Gerais e finalizou sua carreira na Paraíba, na Perilima, onde começou a trabalhar com a base. Posteriormente, integrou a equipe do Treze, onde atualmente desenvolve um trabalho de análise e desenvolvimento de jovens talentos.
Dudu Paraíba finalizou a entrevista emocionado, afirmando que se sente feliz em poder ajudar famílias através do futebol e que será eternamente grato àqueles que o ajudaram a transformar vidas ao longo dos últimos quatro anos. Ele fez uma menção especial à sua nora, a ex-prefeita Vera Pontes, que sempre apoiou seu projeto.
“As vezes me dá vontade de desistir diante das dificuldades, mas quando recebo o carinho da criançada, me fortaleço para seguir em frente com esse projeto que não é apenas meu. Quero ver outros ‘Dudus Paraíba’ se destacando no futebol”, declarou.