As chuvas intensas de até 100 mm e ventos fortes devem atingir todo o litoral da Paraíba até esta quarta-feira (4), de acordo com alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta terça-feira (4).
Após as chuvas durante a madrugada e manhã desta terça-feira, o município de João Pessoa registrou diversos pontos de alagamento. Segundo o alerta laranja do Inmet, as chuvas devem continuar nas próximas horas em todo o litoral do estado.
O alerta, de cor laranja, é classificado como ‘perigo’ e é válido até as 23h59 desta quarta-feira (5). São previstas chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet orienta a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e a desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, além de orientações da Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Além de João Pessoa, outros 24 municípios estão inclusos no aleta de cor laranja. Veja:
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Cuité de Mamanguape
- Curral de Cima
- Itapororoca
- Jacaraú
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pedro Régis
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
- São Miguel de Taipu
- Sapé
- Sobrado
Outro alerta emitido pelo Instituto, de cor amarela e classificado como ‘perigo potencial’, é válido para a região do alto sertão do estado até as 12h desta quarta-feira (5). Estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet orienta, em casos de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Confira abaixo as cidades inclusas no alerta amarelo:
- Conceição
- Ibiara
- Manaíra
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- São José de Princesa
Por fim, outro alerta amarelo, considerado como ‘perigo potencial’, é valido até às 12h desta quarta-feira (5) para 222 municípios da Paraíba, com exceção da cidade de Santa Inês.
Estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet orienta, em casos de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
ClickPB