O que estão compartilhando: vídeo em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parece dizer que o plano do governo é “taxar tudo”. Ele fala na criação de um imposto “do cachorrinho de estimação”, de um imposto “pré-natal” para mulheres grávidas e de um imposto “das bets”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A fala do ministro foi alterada com uso de inteligência artificial. O vídeo foi publicado originalmente por um perfil que publica conteúdo gerado com uso da tecnologia, mas depois passou a ser compartilhado sem a informação de que foi adulterado com IA. Na entrevista verdadeira, Haddad falava sobre o planejamento da Fazenda para 2025.
O conteúdo apresenta imagens de Haddad sendo entrevistado por diferentes emissoras de TV, como a Record e a CNN. O ministro parece falar o seguinte: “Nosso plano é taxar tudo, tudo, tudo. Esse ano, teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. É justo. Imposto pré-natal: ficou grávida, já tem que começar a pagar imposto pro hospital. Imposto das bets: se perder, o prejuízo é seu, se ganhar, o lucro é nosso. Mas é tudo pro bem do nosso povo, o brasileiro gosta de um imposto novo. Também né, todo mundo sabe imposto e Big Brother é a nossa paixão”.
Haddad não disse isso. A fala foi gerada com uso de IA. Nas imagens, aparece a marca d’água de um perfil que publica conteúdos criados artificialmente com a tecnologia. A postagem do vídeo do ministro feita por essa página contém a indicação que o conteúdo foi feito com inteligência artificial. Porém, em outras reproduções do vídeo no Instagram e no WhatsApp, essa informação se perdeu.
A entrevista verdadeira de Haddad foi gravada na segunda-feira, 6. Ele falou a vários veículos sobre o planejamento da Fazenda em 2025. O ministro não citou a criação de novos impostos. Ele mencionou que não aumentaria o IOF para conter a saída de dólares.
O Estadão Verifica desmentiu anteriormente que o governo teria criado um novo imposto sobre pets ou cachorros. O boato distorcia a criação de um cadastro nacional de animais domésticos; o governo federal negou que criaria uma taxação para os donos dos bichinhos.
Em relação às bets, foi aprovada no ano passado a regulamentação dessas empresas de aposta. As companhias serão taxadas em 12% sobre a receita; os prêmios acima de R$ 2.112 serão tributados em 15%. A legislação começa a valer este ano.
Video: Portal Uai
Como lidar com postagens do tipo: O vídeo contém várias indicações de que foi gerado com IA. A fala de Haddad parece pouco natural e não acompanha os cortes nas imagens. Ferramentas de detecção de inteligência artificial, como TrueMedia e Hive AI Detector podem ajudar a identificar conteúdo sintético. Além disso, vale fazer uma pesquisa no Google e em jornais: se o ministro tivesse anunciado novos impostos, isso seria noticiado pela imprensa, o que não foi o caso.
Estadao