Arthur Lira formaliza apoio a Hugo Motta para sucessão na presidência da Câmara

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já havia sinalizado apoio ao deputado paraibano em encontros com lideranças

SSCOM

Hugo Motta (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sucedê-lo no comando da Casa a partir de 2025. Ao lado de Motta e do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), que renunciou à própria candidatura, Lira formalizou a escolha. ,

Hugo Motta lançou oficialmente sua candidatura após Pereira abdicar da disputa. Motta, que vinha sendo cogitado como candidato, viu sua candidatura ganhar força com a retirada de Pereira, que desistiu após sua candidatura ser inviabilizada pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Arthur Lira já tinha dado sinais de apoio a Motta em encontros com lideranças, incluindo o aniversário do deputado, onde reuniu importantes aliados. Motta também acompanhou Lira em eventos recentes, como a festa de 80 anos do ex-senador Jader Barbalho (MDB), no Pará.

Além do apoio declarado do Republicanos e do PP, a candidatura de Hugo Motta deve ser uma das primeiras a ganhar adesão oficial do PL, enquanto outras legendas também são esperadas para se posicionar. A eleição para a presidência da Câmara está marcada para fevereiro de 2025, e o respaldo de Lira deve fortalecer a base de Motta.

Aos 34 anos, Hugo Motta é médico e deputado federal eleito pela Paraíba. Se eleito, será o presidente mais jovem da Câmara desde a redemocratização, superando Aécio Neves, que assumiu o cargo aos 41 anos em 2001. Conhecido por sua habilidade de articulação, Motta já presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, a Comissão de Privatização da Eletrobras e a CPI da Petrobras.

Durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, foi visto como um aliado e, atualmente, mantém alinhamento com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, votando com o Executivo na maioria das ocasiões.

O apoio de Lira representa uma vantagem significativa para Motta, que agora precisa consolidar alianças e buscar mais adesões. Além dele, outros deputados se mantêm na disputa pela presidência da Câmara, incluindo Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Elmar era visto inicialmente como o favorito de Lira, mas enfrenta resistências internas. Já Antonio Brito, que teve apoio do Palácio do Planalto em determinado momento, também perdeu força. Lira ainda deve formalizar seu apoio a um dos candidatos antes das eleições municipais.

Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *