No programa “Bate Papo” desta quinta-feira dia 24, comandado por Silvano Silva, o professor Ivanilson Rique compartilhou sua trajetória inspiradora como profissional de educação física e promotor de saúde em Mari. Filho de Ivanildo Rique, conhecido carinhosamente como Nido Rique, e de Maria do Carmo Cavalcante Rique, popularmente chamada Marilu, Ivanilson contou sobre os desafios e motivações que moldaram sua carreira dedicada ao bem-estar da comunidade.
O percurso de Ivanilson na educação física começou após um conselho de sua mãe, que o incentivou a investir em sua formação. Embora em sua juventude não desejasse estudar, ele percebeu a importância dos estudos e, após prestar vestibular, ingressou no curso de educação física, onde encontrou sua vocação. Quase ao final da graduação, uma oportunidade inesperada surgiu na escola estadual Renato Fonseca, em Cuité de Mamanguape. A convite do senhor João Dantas, Ivanilson iniciou sua jornada como educador, permanecendo até 2019.
De volta a Mari, Ivanilson aceitou um convite do Alan Gomes para substituir uma profissional de licença maternidade no CAPS. Esse trabalho de seis meses foi seguido por sua entrada no programa “Viva Mais”, sob a gestão do prefeito Antônio Gomes, onde, até hoje, ele contribui ativamente nas atividades esportivas do município. Dedicando-se a aulas em praças e academias de saúde, além de atividades com o grupo da melhor idade, Ivanilson se destacou por sua habilidade em engajar a comunidade em ações de bem-estar.
A trajetória do professor Ivanilson ganhou ainda mais relevância durante as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul na cidade, coordenadas anteriormente pela secretária Emanuelle Chaves. Com o apoio do saudoso Professor Assis Melo( Xango), também professor de educação física, que sempre incentivou Rique, chegando a apresenta-lo a Emanuelle, que lhe convidou a organizar uma série de eventos esportivos nas edições das referidas campanhas.
Neste ano, o professor Ivanilson anunciou inovação na organização da Corrida de Rua , uma das atividades mais aguardadas. Além das categorias, que serão por faixa etária e gênero, os participantes terão chips de monitoramento, garantindo uma fiscalização rigorosa e precisa. Os valores das premiações serão mantidos no intuito de incentivar os atletas amadores da cidade.
As atividades começarão às 8h da manha com um Torneio de Futsal no ginásio da escola estadual Augusto dos Anjos, no centro da cidade e, às 18h,a programação se encerrará com uma animada aula de Ritbox e sorteio de brindes para todos os participantes na pra de eventos José Targino Maranhão .
Durante sua participação,o professor Ivanilson fez questão de ressaltar o apoio fundamental da secretária de saúde, a secretaria Virginia Cavalcante,”A Secretaria de Saúde de Mari não mediu esforços para engajar a população em um movimento que alia saúde, prevenção e solidariedade, incentivando o autocuidado e o esporte como pilares de uma vida saudável,” declarou o professor.
, O programa revelou uma faceta dedicada e comprometida de Ivanilson, que se empenha em transformar o esporte em uma ferramenta de inclusão e cuidado comunitário em Mari. Com a experiência acumulada nos programas de saúde da cidade, Ivanilson segue engajado em iniciativas que têm sido essenciais para engajar a população mariense na prática de esportes e na prevenção da saúde. Com o apoio da Secretaria de Saúde, o professor Ivanilson continua a incentivar o autocuidado e o esporte, tornando-se um exemplo de profissionalismo e dedicação para Mari.