Um dos cometas mais importantes a passar perto da Terra estará visível com maior nitidez neste mês de outubro. O apelido “Cometa do Século” foi dado ao C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) devido a magnitude do seu brilho que é comparável ao do cometa Hale-Bopp. Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, em entrevista ao ClickPB, nesta quinta-feira (3), o fenômeno poderá ser visto a olho nu na Paraíba.
“A maior aproximação ocorrerá dia 12. Significa que em seu trajeto ao redor do Sol, no dia 12 é que ele passará mais próximo da Terra, quando estará a 70,672 milhões de km da Terra. Ainda é bem distante, mas será o melhor momento de observação dele”, disse o pesquisador.
De acordo com o pesquisador, para uma melhor visão do cometa é necessário o uso de binóculos ou telescópios para observá-lo, no entanto, a visibilidade também dependerá do céu limpo e com o tempo nublado a visibilidade pode ser imprevisível.
“Locais com horizonte oeste limpo serão os melhores locais para observar a partir do dia 10. Em João Pessoa tem o Hotel Globo, a Praia do Jacaré e outros locais com pouca iluminação que pode ajudar na visibilidade do cometa”, disse Marcelo ao ClickPB, reforçando que é essencial escolher um local longe da poluição luminosa.
Por Emmanuela Cristine Leite Nunes